Pular para o conteúdo

Disciplinas essenciais para estudar e passar no concurso público

Há algumas matérias que quem está se preparando deve dominar para conseguir a aprovação em concurso público. A justificativa para isso é de que se tratam de matérias que são esperadas em qualquer concurso público. Estas podem ser consideradas as matérias base da sua preparação, já que estão presentes em qualquer prova e sem ter um conhecimento vasto de cada uma fica muito complicado conseguir a aprovação.

Confira a seguir algumas dicas de como você deve estudar essas cinco disciplinas, que são: língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, direito constitucional e direito administrativo.

Disciplinas essenciais para a sua aprovação em concurso público

Se você tem a intenção de passar em concursos será preciso conhecer profundamente o texto constitucional, ou seja, a Constituição Brasileira Federal, de 1988. Direito Constitucional se trata de uma matéria básica que está presente em diversos concursos, sejam municipais, estaduais ou até mesmo federais.

A maneira apropriada de dominar o Direito Constitucional é, simplesmente, se debruçar e ler toda a Constituição Federal de 1988, além de revisar também as resoluções de questões anteriores feitas pela empresa que está organizando o concurso público que você pretende realizar.

Ao contrário do Direito Constitucional, que se apóia muito na própria Constituição Federal, o Direito Administrativo está espalhado por várias leis e também está aplicado em uma parte da doutrina. Por isso, você necessita estudar diversas leis, como a 8.112 de 1990, a 9.784/99 ou a 8.429/92, além de outras.

Informática

Por mais que o mundo esteja globalizado, questões básicas de Informática passam despercebidas para boa parte da população, inclusive para quem se dedica a preparação para concursos públicos. E essa matéria tem ganhado ainda mais destaque nas provas ultimamente. Com a expansão da internet e a popularização de dispositivos eletrônicos, a Informática passou a contar com diversos conceitos exigidos em provas. A forma correta de estudar essa matéria é conhecendo a teoria e tentando levar esses conceitos para pratica em seu próprio computador.

Outra dica é conhecer a usabilidade dos programas que mais aparecem em concursos, como, por exemplo: o Word, o Excel, além do Windows 7, 8 e 10. Tente manter em sua máquina sempre os softwares que constam no edital para a parte de informática. Dessa maneira, você vai ganhando intimidade com os programas e esclarecendo qualquer dúvida na pratica.

Raciocínio Lógico

Muitos concurseiros acabam sofrendo um pouco mais quando se trata da realização de cálculos, contas e, especialmente, das questões que envolvem o raciocínio lógico. E, de fato, a matéria de Raciocínio Lógico Matemático (RLM) é muito cobrada nos concursos públicos. Recentemente, essa matéria tem assumido o papel da matemática básica em algumas provas.

O que as bancas enfatizam ao adicionar o Raciocínio Lógico Matemático às provas é que assim podem cobrar a parte de matemática e ainda de lógica. De fato, essa é uma das disciplinas mais temidas e odiadas por muitas pessoas que tentam uma vaga profissional por meio dos concursos públicos.

Uma boa dica para superar essa dificuldade é efetuar tabelas com as principais regras. Afinal, você vai precisar ultrapassar esse problema para chegar mais perto da sua sonhada aprovação. Por isso, não desista da disciplina!

Não somente nos concursos, porém, em qualquer etapa da sua vida é necessária a habilidade de entender e usar corretamente o português. Você precisará escrever algum trabalho para a faculdade, elaborar algum projeto no seu emprego, enviar um email para alguém, montar um currículo profissional e tantas outras atividades cotidianas que exigem o emprego adequado da língua portuguesa.

Dessa maneira, conhecer a sua língua nativa apropriadamente é essencial. E é extremamente difícil achar algum concurso público que não exija essa matéria. Vale destacar ainda que diversas provas estão elevado a quantidade de questões ou o valor dessas questões relativas a língua portuguesa.